Polvo Criativo

Artigo – Você sabe o que é Flat Design?

Já faz algum tempo que ouvimos falar sobre Flat Design, mas as vezes não sabemos realmente o que isso quer dizer, para isso preparamos essa postagem para te ajudar a ter uma melhor compreensão do assunto.
Vivemos em um mundo onde a publicidade é fundamental para qualquer empresa, e a necessidade de expor seus serviços está inteiramente ligada com o design, sabemos que a forma com que uma empresa se localiza visualmente no mercado está inteiramente ligada com seu rendimento.

Mas o que publicidade tem a ver com Flat design?
Vou explicar a relação entre publicidade e Flat Design, por conta dessa constante necessidade de expor seus produtos e serviços que falamos no parágrafo anterior, as empresas acabaram criando uma grande poluição visual, onde para chamar a atenção de seus clientes valia de tudo, desde letreiros luminosos em rodovias até anúncios piscando em sites.
E foi nesse ponto que surgiu o Flat Design (Design Plano em Português), essa nova ideia de design ia contra toda essa poluição visual, sua proposta é dar um visual clean e leve para os elementos de design, sem muitos efeitos e todos artifícios usados para chamar a atenção. Sua proposta é ser simples e direto, a expressão menos é mais é a base para o Flat Design. A simplicidade se tornou algo indispensável no mundo do design, muitos designers ainda resistem contra o visual mais limpo e leve, mas cada vez mais esse estilo vem ganhando força entre os criadores de conteúdo.
Onde eu posso aplicar o Flat Design?
Uma grande dúvida das pessoas que começam a aderir a ideia de um design mais limpo e simples é onde usar ou não o Flat Design, e a resposta para essa pergunta é curta e simples, o Flat Design pode ser usado em basicamente todas as situações, sua simplicidade e facilidade em se ajustar em diferentes Layouts e estruturas gráficas, faz com que seja possível sua aplicação em qualquer projeto gráfico.


Quais são as características visuais desse estilo?
Quando ouço essa pergunta só consigo pensar em uma resposta de duas palavras, “Cor e Tipografia”, esses dois elementos são a base do Flat design, porém não é tão simples como parece, a tipografia Flat segue o padrão de harmonia entre o resto do layout onde ela é inserida, não existe uma categoria de fonte restrita do estilo, porém todo cuidado na hora de escolher a fonte  na hora de trabalhar com o estilo, o mesmo é válido para as cores, elas seguem um padrão visual bem próprio do estilo, com cores vibrantes, sem matizes e tonalidades. O site FlatColors.net pode ser uma boa ferramenta na hora de buscar inspiração de cores para projetos de Flat Design.

Espero que tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre esse estilo que é tendencia entre os designers, irei deixar 5 links relacionados ao Flat Design para te ajudar ainda mais a compreender esse estilo. 

Categorias

Redes Sociais

Siga o Polvo Criativo em nossas redes sociais, recomende para seus amigos e compartilhe nossas postagens.