Polvo Criativo

Design e Arte qual a diferença?

Existe diferença entre arte e design?

Essa é uma pergunta que até hoje gera conflitos de opiniões entre profissionais da área criativa, talvez pelo simples fato de que designers e artistas compartilham de muitas das mesmas áreas de conhecimento e utilizem as mesmas ferramentas de trabalho, ou talvez pela frequente confusão do público ao chamar o designer de artista e o artista de design.

Mas a principal forma de tentarmos chegar a um acordo sobre esse questionamento é analisar o conteúdo e não quem o produz.

Design precisa de resultado, precisa de uma função para que ele exista, é criado para um determinado objetivo e precisa alcançá-lo, o design não surge naturalmente, ele precisa de ser estudado através de pesquisa de campo, público alvo e etc… O design não é apenas estética, ele precisa resolver um problema, e por mais que o designer crie com toda sua dedicação e esforço, ele é inválido quando não alcança seu resultado.

O design nasce da necessidade do cliente , portanto o que dita o êxito de um projeto são seus resultados e eficiência.

A arte por sua vez foge completamente de todos os padrões que o design segue, a arte não precisa de um motivo, não precisa de um objetivo, ela só precisa existir, o artista é livre para se expressar seus sentimentos e criar sem nenhuma restrição do cliente, mesmo que essa arte seja vendida ela o cliente está comprando uma uma expressão e não uma função. A arte diferentemente do design não precisa ser explicada, não precisa de uma definição, ela é livre para se expressar por si só, sem que seja necessária a transmissão de uma mensagem.

A arte é a forma que o ser humano encontrou para materializar seus sentimentos, ela é livre, e precisa apenas de sua própria existência.

Um designer pode ser um artista? E um artista pode ser um designer?

Sim, como foi dito anteriormente essas duas funções se confundem já que as ferramentas usadas para se produzir arte e design são as mesmas, o que vai dizer se você está sendo um design ou um artista é o resultado do seu trabalho, se você fez algo somente para expressar seus sentimentos e passar uma mensagem pessoal sem a necessidade da aprovação pública você é um artista, já quando você está criando uma peça publicitária, um logo para uma empresa, ou qualquer outro projeto que precise gerar resultados e precise da aprovação do cliente, você está sendo um designer.

“Designer é um profissional que é capacitado a identificar, planejar e projetar algo para solucionar um problema, segundo padrões e modelos preexistentes”.

 

Um outro exemplo dessa dualidade é a fotografia, existem fotógrafos que vendem suas fotos como pura e simples arte, essas fotos são frutos de uma ligação entre o profissional e sua câmera, já em outros casos existem fotógrafos que vendem um serviço de fotografia, onde ele irá usar a câmera como um veículo para chegar ao resultado exigido pelo cliente.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe ai nos comentários e compartilhe para que mais pessoas possam expressar a sua opinião.

André Valentim

Designer Gráfico freelancer, professor de design e criador do Polvo Criativo. Por ser apaixonado por Design e ver todas as dificuldades que passamos em nossa área, resolvi criar esse portal de compartilhamento de conteúdo, com o intuito de ajudar profissionais iniciantes na área criativa.

Redes Sociais

Siga o Polvo Criativo em nossas redes sociais, recomende para seus amigos e compartilhe nossas postagens.