Polvo Criativo

Muitos designers não levam isso em conta ao criar uma marca

Você sabe o que é Positivo e Negativo aplicado à identidade visual?

Se você assim como muitos não faz ideia do que é isso, iremos de forma rápida e simples lhe explicar o que é, e a forma correta de aplicar em suas criações.
Todo logotipo deve ter uma versão positiva e negativa, ou seja, uma tradução do design para a cor preta, para todas as ocasiões em que o fundo onde ele é aplicado é claro ou branco e uma tradução do design para a cor branca, para todas as ocasiões em que o fundo onde ele é aplicado é escuro ou preto.
Por isso é obrigatório apresentar em todo manual de identidade visual uma versão positiva e negativa da marca, facilitando a compreensão e aplicações futuras da mesma.
Na maioria dos casos podemos chegar ao resultado negativo e positivo apenas invertendo as cores da imagem, veja alguns exemplos:
Mas outras vezes, isso não é suficiente. Existem logos complexos que exigem uma tradução mais pensativa. Isso ocorre especialmente quando os logos incluem rostos. Um bom exemplo disso é o logo da grande empresa do ramo alimentício KFC

Se nós invertermos manualmente o logotipo, veremos como o rosto perde o formato original. Já não vemos o mesmo rosto e olhos, mas um rosto muito mais assustador. É necessário, portanto, que os designers trabalhem em uma versão especialmente projetada para trabalhar em fundos escuros. Uma versão diferente da original, mas que mantém sua essência, sendo a diferença imperceptível pelo usuário.

Para explicar esse fenômeno, basta observar o efeito obtido ao investir uma fotografia de um rosto humano. Os dentes ficam escuros, os cabelos e os olhos tornam-se brancos … É uma imagem grotesca que não corresponde à ideia natural que temos de como luz e cor são mostradas no rosto humano. Com o logos acontece algo parecido. Como você pode ver no caso acima, o rosto escuro, os olhos brancos e as sombras invertidas geram uma sensação fantasmagórica.
Confira outros dois exemplos:

Quer aumentar seus ganhos? Saiba que a criação de artes para eventos tem sido a área de maior retorno financeiro para os profissionais criativos. Então não perca tempo, aprenda agora todos os truques usados pelos maiores profissionais que se dedicam a criação de artes para eventos.
Saiba mais Aqui

 

André Valentim

Designer Gráfico freelancer, professor de design e criador do Polvo Criativo. Por ser apaixonado por Design e ver todas as dificuldades que passamos em nossa área, resolvi criar esse portal de compartilhamento de conteúdo, com o intuito de ajudar profissionais iniciantes na área criativa.

Categorias

Redes Sociais

Siga o Polvo Criativo em nossas redes sociais, recomende para seus amigos e compartilhe nossas postagens.