Polvo Criativo

Você sabe o que é marketing sensorial e como ele pode te ajudar?

O que é marketing sensorial?

Por Cleiton Nascimento
Temos aqui um breve resumo sobre o que é marketing sensorial e sua importância como diferencial competitivo nesta guerra das marcas que temos. Vamos tratar de forma simples e através de alguns exemplos para sua melhor compreensão.
O termo marketing vem sendo bastante difundido ao longo dos anos, porém, com a adição da palavra sensorial, ocasiona dúvidas. Como bem, sabemos, o termo sensorial vêm de sentido, os nossos sentidos, que captam informações dos lugares, de coisas que estão em contato conosco.
Porém a maior parte dos mecanismos usados no marketing, busca chamar a atenção do cliente por apenas dois sentidos: a visão e a audição. São vários os exemplos de campanhas bem sucedidas, que fizeram história explorando e aguçando estes sentidos no consumidor. Em um Mundo onde cada vez mais recebemos tantas informações através de várias mídias; vemos, ouvimos, sentimos cada vez mais.

Constantemente, marcas têm entrado no mercado, cada uma tentando atrair seu publico alvo, tentando pegar uma fatia do mercado. É conveniente para uma empresa buscar a fidelização deste público. Mas como tornar meu público fiel a minha marca? “A propaganda é a alma do negócio”, este é um ditado muito conhecido, mas a questão é como fazer essa propaganda, já que existem várias formas e um número ainda maior de obstáculos.
Essa fidelização poderá vir por meio de uma experiência única que o consumidor tem ao entrar em um estabelecimento, por exemplo. Obviamente o processo de criar um laço emocional entre cliente e marca, é demorado e construído aos poucos através do bom atendimento e qualidade de produtos, porém, um estímulo único por meio dos sentidos também pode influenciar.
Vamos a um exemplo simples, uma loja do setor de varejo que comercializa produtos de cama, mesa e banho. Ao entrar na loja os clientes geralmente irão usar mais os sentidos da visão para ver as cores dos produtos e estampas, pelo tato, onde irão tocar para sentir a maciez do tecido e talvez toque uma música ambiente ao fundo e estimule a audição, mas se esta loja desenvolve um aroma de ambiente próprio, único, que só ela tenha o original e disponibilize em todas as filiais da rede, já poderá criar um diferencial, um algo a mais em relação aos concorrentes, ao adentrar no local as pessoas sentirão uma fragrância exclusiva, que fará parte  da identidade da marca.
É muito importante quando alguém não apenas consome o produto, mas torce, cria um verdadeiro caso de amor com a marca, vira fã. Um caminho para criar fans além de clientes, é despertar o máximo de sentidos possíveis nele. Afinal sua marca precisa ser lembrada.

Houve há algum tempo um slogan da Caixa Econômica, que dizia: “Vem pra Caixa você também, vem!”. Depois de algum tempo a ultima palavra “vem” foi retirada do anúncio, você poderia até está fazendo qualquer outra atividade em casa, se a TV estivesse ligada ao ouvir a frase, seu cérebro seria estimulado a completar a frase, mesmo mentalmente “Vem pra Caixa você também….”. A fabricante de cereais Kellogg’s passou anos estudando o som feito ao mastigar os cereais buscando criar um som único para seu produto. Quem nunca ouviu o famoso plin plin da rede globo? Ou o slogan quase hipnotizante da Garoto: “Compre Batom”?
As cores vermelha e amarelo das redes de alimentos Mc Donalds e Burger King, não foram escolhidas por acaso. Há estudos que revelam que essas cores quentes, onde o vermelho e amarelo estão inseridos, dentre outras características, passam a idéia de comida, estimulando o paladar. Talvez por isso não vermos muitas redes de lanchonete nas cores marrom ou roxa (cores frias).
Ainda sobre a nossa visão, quando pensamos na fabricante de automóveis de luxo jaguar é a cor verde que vem em nossa mente. Por falar no animal jaguar, lembro de outro animal, o passarinho símbolo da rede social twitter, que por sinal ostenta uma cor azul inconfundível.
O paladar também se faz presente em alguns casos, como as lojas e fabricantes de eletrodomésticos que fazem degustação em seus estabelecimentos, proporcionando aos clientes uma boa experiência em um dia comum de compras.

Estes são exemplos bem sucedidos de como uma empresa deve procurar fazer o diferente, pensando no consumidor. Usar o marketing sensorial como uma forma de chegar próximo ao consumidor e abraçá-lo de todas as formas, criar uma experiência sensorial diferente para que ele possa levar essa experiência por toda a vida. Que possa falar com prazer dos benefícios de ser cliente de sua empresa. Pois a empresa para aquele cliente esta personificada, através de cheiro, cores, paladar, tato, sons. A importância de traçar o uso desta forma de marketing como objetivo está principalmente em tempos como os atuais, onde somos lotados de informações, e é cada vez mais fundamental, “Pensar fora da caixa”.

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André Valentim

Designer Gráfico freelancer, professor de design e criador do Polvo Criativo. Por ser apaixonado por Design e ver todas as dificuldades que passamos em nossa área, resolvi criar esse portal de compartilhamento de conteúdo, com o intuito de ajudar profissionais iniciantes na área criativa.

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